quinta-feira, 11 de junho de 2009

A Razão de mais um blog

Poderia dizer-vos que resulta de um desafio e seria verdade em parte. Um desafio pessoal e também de alguns amigos. Bem a verdade é que decidi consolidar num único local o que penso sobre a forma como funciona actualmente e da forma como deveria funcionar uma democracia.

Não esperem ver aqui revelações bombásticas ou denuncias públicas de corrupção ou de influência de interesses. Penso que para esse tipo de julgamento existe um sistema judicial. Não vou continuar aqui a fazer o que condeno que outros, leia-se comunicação social, fazem sem respeito pelos princípios básicos do direito à presunção de inocência. Acredito também que é o permanente fluxo de denuncias e acusações sejam elas falsas ou verdadeiras que acaba por tingir todo o sistema. Temos de nos comportar publicamente de forma responsável.

Sei também que infelizmente o nosso sistema judicial funciona mal, que é factual que quem tem meios para contratar bons advogados pode facilmente tornar inoperante o sistema e saír ileso de qualquer tipo de acusação. Mas disso e de outras coisas falaremos a seu tempo. Aqui irão discutir-se ideias e propostas e dir-se-à se se acham justas ou erradas mas não se farão processos de intenção. Acreditar-se-à sempre que as propostas foram efectuadas apenas e somente para o bem comum e que quem as propõe é honrado e ama o seu país. Tanto quanto nós.

Só assim é possível viver em Democracia !

4 comentários:

  1. O 25 de Abril de 1974 foi extremamente importante para que Portugal volte a ter o papel no Mundo que perdeu no dia em que a Nação entrou de luto pela morte de D. Sebastião. Claro que "os do 24 de Abril", os detentores do Poder Financeiro (e muitos outros tipo de poder) conseguiram reorganizar-se e voltar a assumir alguns dos poderes que tinham perdido no dia 25 de Abril de 2006 (http://respublicaeuropeia.wordpress.com/2005/03/16/a-revolucao-de-25-de-abril-a-constituicao-de-1976-e-as-comunidades-europeias/). Quem ler atentamente o discurso do Dr. Jaime Gama do dia 25 de Abril de 2009 vai conseguir entender que o "os do 24 de Abril de 1974", perderam o seu último poder, o Poder Político. Mas onde estão e onde sempre estiveram "os do 24 de Abril"?: -Usaram os idealistas da Ala Liberal, os do PPD e tomaram o PPD/PSD por dentro. Começaram a perder o Poder quando um deles, um tal Durão Barroso, foi para Presidente da Comissão Europeia onde, espero, ainda vá estar muitos e bons anos: -Tentaram usar, com alguma dificuldade, o PS, tendo conseguido colocar, finalmente, uma das suas "marionetas", um tal Sócrates, como Primeiro-Ministro.
    -Criaram 2 Bancos, o BPP e o BPN e retiraram-se, com enormes mais valias, quando a “rede social dos do 24 de Abril de 1974” (a qual tem pólos na Maçonaria Irregular e na Opus Day) acreditou que os Bancos iriam falir.
    -Controlam várias grandes empresas e instituições entretanto nacionalizadas, como o EDP.

    ResponderEliminar
  2. Tempos dificeis.

    Por isso creio que nem sequer é preciso a justificação de "mais um blog".
    Haja consciência, bom senso, carácter e isenção.

    Vou ficar com a marca nesta leitura, Fernando.

    Um beijo

    ResponderEliminar
  3. Não acredito na justiça em Portugal. Digo por experiência própria e ´por experiência próxima.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. Eu não acredito que a justiça seja isenta, mas acredito que com acções podemos lá chegar. Olhando para a frente, com esperança, acredito sempre que as boas intenções possam trazer bons resultados, por isso também vou ficar atento a este blog e participar sempre que puder.

    Abraço,
    RJ

    ResponderEliminar